quarta-feira, 2 de março de 2016

E ai a ficha cai

Sabe quando nada parece fazer sentido após o término de um longo relacionamento? Quando você não acha nenhuma resposta pras perguntas que faz, quando a outra pessoa em tão pouco tempo parece tão diferente com você que nem parece mais a pessoa que você amava. De fato, se você parar pra pensar, ela nem é mesmo! E você talvez também não esteja sendo você mesmo. O desgaste, o ódio, o rancor, o medo, tudo toma conta nessa hora e nos faz agir e pensar sem clareza, ambos. Podia ter sido diferente? Podia, mas não foi. Foram erros, brigas, mentiras que podiam ter sido evitados e não foram, mas somos humanos e não nascemos com manual de instruções, felizmente porque a vida seria tão monótona se o tivéssemos.

Faz três semanas que meu relacionamento de 3 anos e 5 meses ruiu, por vários motivos (em sua maioria bestas, que se tornaram enormes pelo acumulo). Na primeira semana meu chão se desfez por completo, fiquei totalmente sem rumo enquanto ela parecia estar escalando um pico de felicidade, e na verdade é o que pensamos sempre, que quem terminou está super bem da noite pro dia, doce ilusão. Nenhum relacionamento longo se apaga assim, pra ambos os lados. Claro que alguns podem sofrer mais que os outros, mas no geral a dor segue pelo mesmo tempo. Na segunda semana eu ainda estava bem abalado, mas comecei a me conformar com a ideia da perda. Daqui dois dias se completa a terceira semana e poxa, como os pensamentos começam a mudar! Tem um estudo que revela o tempo médio do "luto" dos casais numa separação, nele diz que a média são 3 meses para praticamente esquecermos o outro, mas nunca vamos esquecer totalmente, foi alguém que conviveu com nós por um bom tempo, e nem tudo foi ruim né?  E algo importante, não guarde magoas com você. Deseje o melhor sempre para o próximo, por mais bostas que tenham acontecido houve algo bom entre vocês. Aprender a perdoar é fundamental, sem julgamentos pois você também teve seus momentos errados.

"Ah mas ainda é bem recente, você não sabe o que vai acontecer daqui em diante" - realmente não sei e não quero saber, quero que cada dia seja único como tem sido! Que cada dia me traga algo novo, um lugar novo, uma pessoa nova, um livro ou um simples sorriso bobo no metro. A gente tem costume de pensar que não vamos sair daquele buraco, que é o nosso fim porque a pessoa que amamos não nos quer mais. É trágico sim, mas não é o fim do mundo. É o fim daquele mundo, o mundo dos dois, é o fim daqueles planos e sonhos. "Poxa mas falando assim não é nada confortante"-e não precisa ser! Apenas aceite que se essa pessoa não te quer mais, nada do que você faça vai fazer ela mudar de ideia se estiver decidida. Bola pra frente, um passo de cada vez, um dia após o outro.

Se ela quer seguir em frente, faça o mesmo. Afinal, não somos uma árvore fincada ao chão que só pode ser cuidada por aquelas mãos. A gente tem mania de pensar que só ela sabia nos amar como somos, só ela nos aceita com nossos defeitos e manias. Primeiro de tudo, aprenda a se amar! Goste de você mesmo independente de qualquer outra pessoa, um erro que cometi, depositei tudo que eu tinha nela. Não façam isso nunca na vida! É ótimo ter alguém do nosso lado, mas não deixe que esse alguém se torne o único motivo para seguir em frente, porque ninguém é pra sempre. Depois, existem milhares de pessoas no mundo todo, uma hora a gente encontra alguém que fique. Que fique independente dos nossos problemas, que ajude a levantar quando você cair, não importa quantas vezes, e claro, que você faça o mesmo pela pessoa.

Um enorme defeito meu é ficar pensar em tudo que a pessoa fazia comigo e daqui em diante não vai fazer, ou pensar que ela vai fazer com outra pessoa. Sim ela vai, mas você também vai! E você não precisa se cobrar isso de imediato, "ah mas ela já ta saindo por ai e pegando geral, curtindo loucamente, etc etc" - tenho sete letrinhas pro que você deve pensar: f o d a s s e! Sem grosseria, mas fodasse mesmo. Você não precisa ser igual, você não precisa seguir o mesmo caminho. Se você tem vontade faz, e se não tem, fica na sua, toma seu tempo, aproveita pra reajustar outros pontos da sua vida que você não se deu conta mas deixou de lado. Mais vale você se reencontrar consigo do que jogar essa frustração ou esse impulso de carência em pessoas que nada tem haver com o que você ta passando. Sem desespero sabe? Amanhã sempre vai nascer outro dia ;)

Por fim, aceite que nada nessa vida é pra sempre, nem mesmo a própria vida. Pessoas vão e vem e uma hora alguém para e fica, alguém partilhará a vida com a sua sem vontade de ir embora. Eu sempre acreditei no amor e não vou deixar de fazer isso por que um relacionamento acabou. Vou usar tudo que aprendi pra um próximo ser melhor, sem cometer os mesmos erros e chatices. E quem sabe lá na frente vocês não se reencontrem, mais maduros, com mais bagagem e dispostos a tentar novamente. Porque pra todo fim tem um recomeço, basta não perder a fé em si, jamais! Afinal, se você não se valorizar, quem vai querer te "comprar"? Um objeto sem valor sempre é esquecido na estante assim como um coração sem alma sempre passará despercebido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário